quinta-feira, 24 de outubro de 2013

A importância do pensamento de terceiros

Sempre tive muito medo do pré conceito que as pessoas formariam de mim ao me ver e como elas me tratariam depois dessa primeira impressão. Acho que isso foi incorporado pela minha septuagenária mãe, nada por mal e sim por ela ser de uma geração com valores e conceitos de vida bem diferentes dos da minha, que sempre ditou que tudo deve estar impecável para que as pessoas não pensassem que ela era desleixada com os filhos e com a casa. Eu lembro de ir para as festinhas de aniversário com camisa social, colete, óculos, cabelo repartido, sapato bem limpo, ou seja, uma versão miniatura do meu avô e enquanto me vestia, ouvia o sermão “O que os outros vão dizer depois?” ou “Vão dizer que a tua mãe é uma relaxada!” caso eu aparecesse “ponta acima, ponta abaixo”. Eu não condeno essa ditadura e hoje até entendo o motivo da minha mãe ter sido tão enérgica, ela tinha, e tem até hoje, medo que eu sofra com as palavras, atitudes e recriminações de terceiros, por isso o foco era nela e na desaprovação dela.

O bom é que as crianças crescem, passam pelo bullyng escolar, passam por experiências positivas e negativas, dão com a cara no chão, levantam e aprendem a recomeçar, isso tudo são fatores fundamentais para manter os movimentos ininterruptos dos ciclos geracionais que determinam a formação das personalidades dos futuros adultos.

E quando entramos na fase adulta, nos deparamos com dois caminhos:

Vou ser eu mesmo e não me importo com o julgamento alheio OU Vou viver escondendo quem sou para não ser julgado.

E quando digo julgar, não pensem que estou sendo hipócrita em dizer que não julgo ninguém e que sou total #PazEAmor, mas que sim eu desaprovo muitas coisas e isso não me dá o direito de faltar com respeito com qualquer indivíduo/conceito/etc que seja alvo da minha desaprovação. E então surge um novo caminho para seguir: #RespeitarODiferente!

E aí minha gente é correr pro abraço! Vamos ser o que queremos ser sem medo de sofrer alguma retaliação desnecessária, vamos ser liberais com nós mesmos, vamos admitir os nossos sentimentos, vamos ir em busca do que queremos, vamos ser felizes com a verdade da nossa essência e vamos ter respeito por nós mesmos, pela nossa família e pelo próximo. Hoje eu não tenho medo da impressão que vou passar quando as pessoas me veem, na verdade acho que as pessoas veem: Um cara tranquilo!


Nenhum comentário: